05 abril 2006

Sem espinhas nem sementes


Os Up Bustle And Out lançaram o seu 7º álbum de originais, e já têm o 8º pronto e embalado para avançar. Mas por enquanto, é “City Breakers (18 frames per second)”, o 7º, o foco de atenção. Inteiramente merecida. O projecto de Rupert Mould, aka Señor Rudy, continua a crescer e a transformar-se ao sabor do vento que enfuna as páginas do diário de viagem mapa de aventuras pelo Novo Mundo, deixando para trás a velha e desencantada Europa, na boa tradição do viajante curioso, ávido e espantado, e profissional, do século 19.
Américas (o psicanilista dele tinha razão), com estadias prolongadas em Cuba e Jamaica, certamente a salto, por caminhos de mula, e trilhos zapatistas. Seguir-se-á o México (The Mexican Sessions:Sencillo, sabroso, sonido)
Por agora, é a mestiçagem quem mais ordena, depois da escola e do caldeirão de Bristol, os Up Bustle and Out sulcam as rotas do reggae e dub, usadas como inspiração, método experimental e base operacional, com muito hip-hop e sons latinos, cordas e metais, esticados e bem enrolados, espreguiçando-se ao sol com vista para o mar multicolor, anhando entre as Caraíbas e as ruas de Bristol, de dia, dançando à noite, em golpes de rins e langor, ou vice-versa. Há por aqui o retomar do espírito downtempo narco-cool seminal, e hoje residua,l dos primóridos da Ninja Tune, mas é a diversidade de abordagens, a multiplicidade de sons (de instrumentos a breaks'n'beats, esporádicos found sounds/samples, e o feliz casamento de ritmos, melodias e vozes, com os microfones a vibrarem no soul/rap de MC Blaze e na dub poetry rasta de Ras Jabulani ), regidos por um espírito acutilante, de quem sua a T-shirt do Che e lança achas para a lenta fogueira da revolução, primeiro pessoal, e depois logo se vê...
Há muitas e boas canções, instrumentais e ainda algumas remisturas de bónus, e até a tabla de Nitin Sawhney como isco para as “massas”.
“City Breakers...” é o melhor álbum dos Up Bustle and Out e é bastante bom. Bem avisavam eles em 1994, que “The Breeze Was Mellow (As The Guns Cooled In The Cellar)”...

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu tenho o Urban Evacuation, que n é tão bom como o "light'em up...", mas tem 2 ou 3 pérolas, sendo uma delas o fabuloso "Trago Bula", cantada, salvo erro, pelo Orlando Santos dos Cool Hipnoise. Tb tenho (em formato mp3, ou pirata...) o EP Compared to What.
É uma banda q, sem se saber bem pq, perdeu muita notoriedade... Mudança de editora, talvez?