05 abril 2006

Xposição Mário Viegas (e como extra há uma entrevista)




A poesia era oxigénio que ele respirava (in Publico)






«Exposição em Lisboa homenageia Mário Viegas

Obras originais de Mário Viegas, algumas manuscritas ou dactilografadas, são pela primeira vez apresentadas ao público, numa mostra que procura homenagear o actor, encenador e declamador que morreu há dez anos.



A exposição que estará patente na Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), em Lisboa, é constituída por fotografias do actor, de cena, em ensaios ou de promoção, e que foi apresentada no Museu Nacional do Teatro em 2001, além dos textos de sua autoria.
«Estes textos foram depositados na SPA por Mário Viegas e são agora mostrados ao público pela primeira vez, juntamente com o espólio fotográfico que constituiu a exposição levada a cabo pelo Museu do Teatro», disse à Lusa fonte da sociedade.

Mário Viegas foi um dos fundadores da Companhia Teatral do Chiado, Lisboa, tendo-se popularizado através da televisão em programas de divulgação de poesia.

Segundo fonte da SPA «esta mostra reflecte a diversidade e a criatividade de um percurso artístico único e prematuramente interrompido».

Além de actor e declamador, a exposição procura apresentar a faceta de Mário Viegas como autor e sócio da SPA.

Mário Viegas morreu a 01 de Abril 1996 aos 47 anos, foi também um dos fundadores do Novo Grupo e do Grupo 4, tendo-se distinguido pela divulgação da poesia e das principais dramaturgias contemporâneas.

A Casa da Imprensa distinguiu-o com dois galardões e a Associação Portuguesa de Críticos de Teatro premiou-o quatro vezes.

Recebeu ainda o Prémio Garrett, o Prémio de Honra do Festival de Teatro de Sitges e o Prémio de Melhor Actor no Festival Europeu de Cinema da Corunha (ambos em Espanha).

Em 1993, a Câmara Municipal de Santarém atribuiu-lhe a Medalha de Mérito e, em 1994, tornou-se comendador da Ordem do Infante D.Henrique.

Sobre si escreveu José Saramago: «Pouca gente em Portugal tem valido tanto».

(in Diário Digital / Lusa)

Sem comentários: