27 março 2006

Mais uma tertúlia animada (outra perspectiva)

mil-folhas framboesa





Na última sexta, Bernardo Mendonça esteve em grande, como é, de resto, seu apanágio. Perante a questão "Olá, eu sou o ALexandre. Como é que isto funciona?", retorquiu sem hesitações (mentira, hesitou na quantidade de mil folhas a pedir), "Bem, é um cappucino, um café, e mil folhas..."
Ora aí está! É mesmo assim que a coisa funciona. O Alexandre apresentou-se à civil, estilo casual. O nosso café mistério também funciona em ambiente casual (em inglês, no original) e eu próprio fiquei na dúvida. Natural e descontraidamente, com algumas gargalhadas à mistura, a conversa começou a fluir. A história dele passou-se em Marrocos, onde esteve um mês e meio, baseado (em brasileiro, no original) em Essaouira e encontrou o Nick Cave. É a terceira pessoa que eu conheço que encontra o Nick Cave em Marrocos, o que significa que o cabecilha dos Bad Seeds passa lá a vida, provavelmente por causa da flora local. Entre Marrocos e a volta à América Latina da Diana, a primeira a chegar ao sofa da tertulia, fomos viajando ao sabor da corrente e dos mais diversos assuntos. A tertulia alargou-se, e a conversa multiplicou-se e cruzou-se, com o Leonel, a Carla e o grande Moisés, o nosso anfitrião, trajando à civil. O Alentejo esteve em maioria, houve quem almoçasse pelo meio e quando por volta das 13.40 tive de sair a correr para voltar à Oxigenio (o2 weekend, 14-15, todas as sextas), ainda por lá ficaram "tertulianos" em amena cavaqueira. É esse o espírito.
Ficam algumas sugestões, para memória futura.

Alexandre Esgaio recomendou

The Voyages of Captain Cook, de RL Stevenson (a versão original é mais barata e maneirinha)
A vida de Afonso Contreras (um relato autobiográfico do próprio A. Contreras, aventureiro a soldo do destino nos anos de 1600)

O Leonel trouxe-nos

"O primeiro homem" de Albert Camus (ainda não leu mas recomenda à mesma com base na dimensão do autor, de "O Estrangeiro", "A Queda", "O Mito de Sissifo" - este foi acrescentou o Alexandre - e ainda a forte impressão que lhe causou a clássica apresentação televisiva do enorme e culto Jorge Gabriel em concurso televisivo do tipo "o jogo da mala" (basicamente disse o nome Albert Camus com pronúncia inglesa ebastante afectada por sinal)

Lest, bâte note de list, a Diana, montou no side-car de Ewan McGregor

livro, série de televisão e dvd de "Long Way Round", uma viagem de mota entre Londres e Nova Iorque realizada pelo mais famoso (e único) junki-jedi do mundo e pelo companheiro Charley Boorman (filho do realizador de cinema John)

Para a semana, APAREÇAM!

Sem comentários: